domingo , 24 novembro 2024
Home / Bombeiros / Projeto que beneficia policiais, bombeiros e profissionais da Saúde, de relatoria do Deputado Subtenente Gonzaga, é sancionado

Projeto que beneficia policiais, bombeiros e profissionais da Saúde, de relatoria do Deputado Subtenente Gonzaga, é sancionado

Servidores da saúde e da segurança pública terão período trabalhado na pandemia considerados para recebimento de quinquênio, biênios e triênios

Deputado Subtenente Gonzaga Presidente Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro sancionou na tarde desta terça-feira (8) o PLP (Projeto de Lei Complementar) 150/2020, que libera a contagem de tempo para quinquênios, biênios e triênios para servidores da saúde e segurança pública. A informação foi adiantada hoje pela coluna Em Cima do Fato.

O relator da proposta foi o senador mineiro Alexandre Silveira (PSD).

O deputado federal subtenente Gonzaga (PDT), relator do projeto na Câmara, aguarda que o pagamento já seja creditado na próxima folha.

“Isso é um alívio. São mais de seis mil policiais e bombeiros militares, falando só da Polícia Militar. Em Minas Gerais, considerando que o pagamento do mês de fevereiro já acontece amanhã. Portanto, no próximo demonstrativo já devem ser inseridos os valores retroativamente a primeiro de janeiro. Isso é o que se espera”.

O Projeto de Lei, aprovado pelo Senado no mês passado, permite que servidores da saúde e da segurança pública tenham o período de maio de 2020 a dezembro de 2021 considerados para fins de recebimento de quinquênio, biênios e triênios, que são benefícios por tempo de serviço. A proposta é de autoria do deputado federal Capitão Derrite (PP-SP), relatada pelo deputado subtenente Gonzaga (PDT), e tem por objetivo retirar saúde e segurança, que atuaram na linha de frente durante a pandemia de Covid, das restrições impostas por um projeto de lei aprovado em 2019.

A proposta restritiva que visava redução de gastos por parte do executivo, com um veto do presidente, proibiu o pagamento desses benefícios durante um ano e meio. O projeto que será sancionado nesta terça reverte essa situação para a saúde e segurança pública.

O Ministério da Economia se posicionou contra a proposta de sanção por causa do impacto financeiro, mas o senador Alexandre Silveira (PSD) convenceu o presidente da importância do projeto para o funcionalismo e o governo decidiu pela sanção. Em ano eleitoral, o presidente preferiu não desagradar as forças de segurança que são parte importante do eleitorado.

Sobre a Sanção deste Projeto de Lei Complementar (PLP 150/2020), o Deputado Federal Subtenente Gonzaga afirmou que ‘A angústia, frustração e apreensão dos Policiais e Bombeiros Militares, e dos servidores Policiais e da Saúde de Minas Gerais em razão do congelamento do tempo de serviço, chega ao fim depois de quase dois anos. De autoria do Deputado Capitão Derrite/SP, com minha relatoria na Câmara, e do Senador Alexandre Silveira no Senado. De imediato, são mais de seis mil pessoas, somente da PMMG e CBMMG, que serão beneficiados. Alguns inclusive já na reserva.
O projeto corrigiu uma enorme e inaceitável injustiça, pois deixar de reconhecer o tempo de serviço seja pra qual benefício for (quinquênio, biênio, férias-prêmio, etc.) é uma agressão. Não tem outra definição.
Devo dizer que hoje é um dia de realização pessoal para mim, que pude contribuir com o restabelecimento de direitos, que jamais poderiam ter sido subtraídos. Como relator na Câmara, puder contribuir não só com o texto, mas em especial com a necessária articulação para que o projeto fosse pautado e votado, o que ocorreu no final de dezembro/2021. Como parlamentar, pude atuar no Senado, conversando com dezenas de Senadores, para demostrar a importância de sua aprovação. Sou muito grato ao Presidente do Senado, Senador Rodrigo Pacheco, que entendendo a urgência da matéria, nomeou o Senador Alexandre Silveira como relator, e o pautou assim que iniciaram os trabalhos legislativos.

De igual modo, sou grato aos comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, Coronéis Rodrigo e Estêvo, que não hesitaram em exigir o reconhecimento da contagem do tempo.
De forma especial, registro mais uma vez o meu reconhecimento e meu agradecimento ao Capitão Derrite, que confiou a mim a relatoria do PLP 150/2020, o que me permitiu trabalhar por esta importante causa! Sua atuação junto ao Governo, em especial, enfrentando as posições técnicas do Ministério da Economia foi fundamental. Ele teve que atuar até o último minuto, para superar barreiras na área técnica.

Por fim, agradeço ao Presidente Bolsonaro, que entendeu a importância de sancionar este projeto, restabelecendo a justiça para esses valorosos profissionais, que diuturnamente dedicam suas vidas pelo bem maior da sociedade: Defender a vida!
A tantos amigos e eleitores do nosso mandato, que inclusive demandaram nosso gabinete, o meu muito obrigado!’, pontuou.
(Com informações de Rádio Itatiaia www.itatiaia.com.br)

Veja Também

mandioca

Preços da mandioca sobem pela 24ª semana consecutiva

Os preços da mandioca seguem em alta em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, subindo ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *