Importante avanço para Caparaó graças à iniciativa das Vigilâncias em Saúde e Ambiental, o município recebeu microchips e leitores do dispositivo para a implantação do Programa ‘’Conheça seu Amigo’’, destinado a cães e gatos, especialmente em locais onde se constata a baixa renda da população.
Os animais ‘chipados’ são aqueles em situação de rua, que participem de algum programa de controle reprodutivo municipal; animais para adoção sob a tutela de Organizações da Sociedade Civil e de áreas prioritárias de superpopulação animal.
O microchip para cães e gatos é uma forma moderna e segura de identificação animal. Caso o animal se perca ou até mesmo seja roubado, ele pode ser identificado facilmente por meio de seu microchip, além de ser um pré-requisito para a elaboração do passaporte para cães e gatos no Ministério da Agricultura.
A microchipagem dos animais que consiste na implantação de dispositivo que armazena um código numérico e transmite informações específicas. Pode ser acessado, através de banco de dados, oferecendo segurança para tutores e animais.
A microchipagem é pioneira na região, mas ainda não está disponível para todos, somente para os grupos atendidos pelo serviço de castração no município.
O setor de Zoonoses do município informa que, em breve, divulgará sobre os procedimentos para ‘chipar’ os animais.
A Secretaria de Saúde, por meio das Vigilância em Saúde e Ambiental, continua recebendo os cadastros. Interessados, devem entrar em contato com os Departamentos de Vigilância para a realização do mesmo.
Cadastros já realizados continuam valendo, para a atualização.
(Com informações de Destaque Diário)