Em destaque na pauta da reunião do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável) de Manhuaçu, na manhã desta segunda-feira, 07/03, a urgente necessidade da realização de manutenção nas estradas do município para a população que reside nos distritos e povoados, especialmente neste período em que a colheita do café se aproxima.
Sob a Presidência da Conselheira Águeda Diniz, o encontro contou com a participação do Tenente Vieira, Comandante do 4º Pelotão PM (Patrulha Rural de Realeza); Padre João Batista (Paróquia São Sebastião do Sacramento); Vereador Gilson César; Secretário M. de Agricultura, Sandro Tavares, e do Diretor de Obras, José Geraldo Damasceno (Zé Rulinha); Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Marco Antônio Domingos; Mobilizadora do SENAR, Isaura da Paixão, além de expressivo comparecimento dos conselheiros representantes de praticamente todas as comunidades rurais de Manhuaçu.
Operação Safra Segura
Na reunião, o Comandante do 4º Pelotão PM (Patrulha Rural de Realeza), Tenente Vieira, apresentou balanço das ações preventivas e de enfrentamento ao crime, realizadas pela Polícia Militar nas comunidades rurais.
Tenente Vieira destacou os números positivos que evidenciaram a redução de ocorrências no distrito de São Sebastião do Sacramento, após a instalação do sistema de videomonitoramento. A redução dos crimes registrados foi de 30%, no decorrer do ano, em comparação com o período anterior.
O Conselheiro e Policial Militar, Welington Tarcísio Armendani, residente no Córrego Bom Jardim, em Dom Corrêa, também explanou sobre essa questão e ressaltou a importância deste trabalho preventivo realizado em conjunto, envolvendo a PM e os moradores.
Reivindicação de estradas em melhores condições
Outro momento importante foi a apresentação das reivindicações de moradores de diversas comunidades quanto à necessidade de a Prefeitura de Manhuaçu realizar a manutenção de estradas, para que os veículos possam transitar com segurança, sem risco de danos, atolamento ou mesmo de acidentes.
As demandas foram lidas pelos membros da Comissão de Estradas do CMDRS, durante a reunião. Na oportunidade, os conselheiros também se manifestaram, relatando dificuldades enfrentadas no dia-a-dia, por causa das estradas em condições precárias.
Neste contexto da conservação das estradas, a necessidade de manutenção e abertura de novas caixas de contenção de enxurradas foi frisada pelos conselheiros.
O Diretor de Obras, José Geraldo Damasceno (Zé Rulinha), mencionou que os serviços de manutenção estão em andamento e que as demandas relatadas na reunião serão analisadas e atendidas.
Ainda durante a reunião, as outras Comissões do Conselho apresentaram suas demandas e pareceres. Em seguida, houve as considerações e anúncios de novas atividades do CMDRS para os próximos dias.