sexta-feira , 20 setembro 2024
Home / agricultura familiar / 23º Simpósio de Cafeicultura de Manhuaçu será nos dias 06 e 07 de abril

23º Simpósio de Cafeicultura de Manhuaçu será nos dias 06 e 07 de abril

Simposio Preparativos

Após dois anos, a cidade de Manhuaçu retomará a realização do 23º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas com programação de palestras, exposições, cursos e debates. O evento, coordenado pela Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu (Aciam), será realizado entre os dias 06 e 07 de abril, no Complexo Esportivo Boston City (antigo Parque de Exposições da Ponte da Aldeia).

“Os produtores das Matas de Minas, há um bom tempo, estão fazendo um trabalho de investir em qualidade. Nossa região, no passado, chegou a ser conhecida pela baixa qualidade dos cafés e, a partir de um trabalho intenso, ela começou a se destacar. É uma região montanhosa, com diferentes altitudes, que produz nuances de sabores muito apreciados. Hoje podemos afirmar que temos cafés de qualidade, reconhecidos pelo sabor e aroma especiais e o Simpósio, nesses 25 anos, foi o grande impulsionador dessa mudança”, explica o presidente da Associação Comercial, Maurélio Carlos Júnior.

Segundo o dirigente, o Simpósio de Cafeicultura serviu para aproximar os cafeicultores dos novos conhecimentos. A região não tinha acesso a esse tipo de conteúdo que agora está tão disponível via internet. “No início eram palestras mais genéricas ou com a experiência de outras regiões produtoras. O evento foi crescendo e começamos a ter atividades que mostraram como produzir café aqui com qualidade e com os diferenciais únicos que hoje formam a nossa identidade, de uma cafeicultura familiar e artesanal”, argumenta.

Para Maurélio Carlos, a ACIAM precisa do apoio de todos os segmentos para retomada do evento. “O simpósio é o maior palco da cafeicultura na região, aguardado com expectativa por produtores, técnicos, lideranças regionais, empresas e o setor acadêmico por representar uma grande oportunidade de intercâmbio técnico, realização de negócios e contatos com o mundo do café. Com certeza, com todos os cuidados previstos por conta da pandemia do novo coronavírus, teremos uma retomada segura e proveitosa”, comenta o dirigente da associação comercial.

O presidente e sua diretoria reuniram-se na ACIAM para discutir a retomada do evento. Outros encontros estão sendo realizados com parceiros estratégicos da cadeia produtiva do café em Manhuaçu e cidades vizinhas.

 

Importância da Cafeicultura

 

A Região das Matas de Minas é atualmente reconhecida no mercado e gerenciada por um conselho formado por diversas entidades da cadeia produtiva do café.

A cafeicultura ocupa lugar significativo no agronegócio regional. A área plantada de café arábica em produção é de cerca de 220 mil hectares. Outros 37 mil hectares estão em formação. A produtividade em 2021, segundo a Conab, foi 18,1 sacas/hectare, com uma produção estimada de 3.960.000 sacas beneficiadas. São cerca de 36 mil cafeicultores em 64 municípios que formam a Região das Matas de Minas.

“Por ser uma região de cafeicultura de montanha, além da importância econômica, tem uma importância social relevante, pois gera a necessidade de muita mão-de-obra. O período da colheita do café se destaca, onde são gerados diversos contratos de safristas. O predomínio da agricultura familiar também é um outro diferencial da Região das Matas de Minas, pois em função da necessidade grande de mão-de-obra, temos diversos meeiros, parceiros e comodatários. A agricultura familiar responde em nossa região por mais de 70% da produção de café”, comenta o gerente regional da Emater-MG Rômulo Mathozinho de Carvalho.

O município de Manhuaçu tem uma importância elevada não só por ser polo, mas por ser o maior centro de comércio de café, de insumos, máquinas, equipamentos e serviços para a cafeicultura. Além disso, é o maior município das Matas de Minas em área plantada, possuindo mais de 23 mil hectares de lavouras de café, sendo o quarto maior produtor do estado de Minas Gerais.

 

Programação

 

Nesta edição haverá palestra sobre novas tecnologias a serviço da gestão de propriedades; perspectivas do mercado de café e o cenário regional; custos de produção e insumos; e novas oportunidades para agregar valor ao café, como plantio consorciado com outras culturas, turismo rural, cafeterias, cafés especiais torrados e moídos, certificação e origem.

Também haverá o Encontro de Mulheres Cafeicultoras e minicursos e a área de exposição de máquinas, implementos e serviços para a cadeia produtiva do agronegócio café.

O evento será com entrada franca para cafeicultores e seus familiares.

 

Serviço

 

23º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas

06/04 (quarta) e 07/04 (quinta)

Local: Complexo Esportivo Boston City (antigo) Parque de Exposições da Ponte da Aldeia – km 38 – BR-262 – Manhuaçu (MG)

 

 

Veja Também

boi invade escola Caratinga

PM apoia Bombeiros na contenção e imobilização de boi que invadiu escola em Caratinga

Na tarde desta sexta-feira, 13/09, a Polícia Militar foi acionada por funcionários da escola Dr. ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *