sexta-feira , 22 novembro 2024
Home / Defesa Civil / Manhuaçu continua em alerta para enchentes e deslizamentos

Manhuaçu continua em alerta para enchentes e deslizamentos

Inundação na Rua Capitão Paulo Carneiro, entre os Bairros Lajinha e Vila Deolinda, neste domingo, 09/01.

O município de Manhuaçu ainda continua em alerta para o risco de enchentes e deslizamentos. O alerta se deve a previsão de chuvas ainda para este começo de semana, e, devido ao solo já estar encharcado por conta das chuvas dos últimos dias.

No final de semana, as chuvas constantes tanto na cidade quanto nas áreas de cabeceira, onde se encontram afluentes do Rio Manhuaçu, como Luisburgo e São João do Manhuaçu, trouxeram preocupação para os moradores das regiões ribeirinhas, além do monitoramento constante por parte do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar. Felizmente, poucos locais de Manhuaçu foram afetados com alagamento, até o presente momento.

Os moradores das áreas de risco devem ficar atentos ao nível do rio e a sinais de deslizamento, como rachaduras nas paredes e no solo. “Ainda estamos em estado de alerta, o nível do rio dentro da cidade está estável, aparentemente não está subindo, mas ainda voltou ao seu nível normal, por isso recomendamos que a população fique atenta. Há também a possibilidade de deslizamento de encostas, devido a terra já estar saturada. Então, se a pessoa que mora em área risco puder sair de casa até que o tempo firme, é recomendável”, orienta a Coordenadora da Defesa Civil de Manhuaçu, Maria Tereza Nacif (Vininha Nacif).

Neste domingo, 09/01, integrantes do Comitê de Gestão de Crise da Defesa Civil se reuniram no Paço Municipal para repassar as estratégias do Plano de Contingência Municipal (PLANCON), apresentado em outubro para as autoridades envolvidas e aprovado pela Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, assim como avaliar o cenário no município.

“Temos este plano, o PLANCON, que é o norteador das nossas ações em caso de desastres naturais no município, que nosso caso, os mais comuns são as enchentes. Nele, cada Secretaria ou órgão envolvido tem um papel a desempenhar para que a população não fique desassistida”, explica Vininha Nacif.

Ainda segundo a coordenadora da Defesa Civil, até o momento houve poucas ocorrências relacionadas às chuvas. “Alguns lugares apresentaram alagamentos, que são áreas mais baixas e mais próximas ao rio, como o Bairro Vila Deolinda, becos no bairro Santo Antônio e garagens que muito próximos ao nível do rio. Houve alguns deslizamentos, mas sem danos maiores ou mortes. Ainda estamos fazendo levantamento de desabrigados e desalojados, além de monitorar essas áreas”, explicou.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município de Manhuaçu e a região estão dentro da área de grande perigo no nível de alerta meteorológico, isso significa que há possibilidade de ocorrer alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

 

Veja Também

viatura giroflex

PM controla conflito familiar em Manhuaçu

Na noite de segunda-feira (18/11), a Polícia Militar foi acionada para intervir em uma briga ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *