sábado , 23 novembro 2024
Home / agricultura familiar / Sindicato apresenta projeto da nova sede durante Assembleia Geral

Sindicato apresenta projeto da nova sede durante Assembleia Geral

STTR Manhuaçu
Projeto do novo prédio do Sindicato.

Além da transparência da Prestação de Contas, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu apresentou o projeto de engenharia do novo prédio-sede da instituição aos associados, durante a Assembleia Geral, realizada neste sábado, 11/12, no salão da AABB.

Com expressiva participação, o encontro obedeceu as normas de prevenção ao COVID-19 estabelecidas pelos órgãos de Saúde e contou com a presença de autoridades e lideranças, representantes de diversos segmentos sociais. A animação musical ficou por conta de José Dutra e Banda.

Assembleia STTR Manhuaçu

Presentes à Mesa Diretora, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu, Marco Antônio Domingos; Presidente da FETAEMG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais) e Deputado Federal, Vilson Luiz da Silva; Secretária Geral Adjunta da CTB Minas (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Kátia Gaivoto; Secretários M. de Agricultura, Sandro Tavares, e de Governo, Cinthia Valéria Perígolo de Oliveira; Vice-prefeito de Pedra Bonita, Paulo Natividade (Coordenador Polo Regional Fetaemg e Presidente do STR Pedra Bonita), Vereadora Eleonora do CEM; Presidente do STR Luisburgo, Silvana Damasceno; Diretor Geral do IF Sudeste de Minas/ Campus Manhuaçu, José Geraldo Soares; Presidente da COORPOL, Flânio Alves da Silva; e rep. do Deputado Federal Padre João, Gilmar Alves da Silva, e da EMATER, Extensionista Cristiano Silva.

Assembleia STTR Manhuaçu

Composto por dois momentos (Assembleias Ordinária e Extraordinária), o encontro teve como pauta principal a Prestação de Contas referente ao Exercício de 2020 e a Previsão Orçamentária para 2022, além de tratar da deliberação de diversos outros assuntos, considerando que, devido à pandemia, não foi realizada assembleia em 2020, o que acarretou este acúmulo de matéria a ser apreciada e votada pelo Plenário.

As autoridades se pronunciaram, parabenizando o Sindicato por sua firme atuação em defesa dos direitos e do bem-estar agricultores familiares, além da transparência e eficiência nas atividades.

O Presidente da FETAEMG e Deputado Federal Vilson Luiz da Silva (Vilson da FETAEMG) abordou a conjuntura política e sindical no país.

STTR Manhuaçu

Após a palestra, o Presidente Marco Antônio formalizou a entrega de quatro ofícios ao Deputado, solicitando a viabilização de emendas para a realização de obras e melhorias para comunidades rurais de Manhuaçu, com valor total de R$ 1.350.000,00.

A deliberação e votação da pauta da Assembleia Ordinária foram conduzidas pelo Presidente Marco Antônio. Na oportunidade, a Coordenadora Geral do STTR Manhuaçu, Elzi Gomes de Oliveira; Assessora Jurídica, Dra. Luívia Maria Vergílio, e a Conselheira Fiscal, Ana de Souza Lima, procederam com a leitura dos documentos e as explanações necessárias ao plenário. Os números referentes à prestação de contas foram lidos e apresentados em telão.

 

OBRAS DO NOVO PRÉDIO

 

Na Assembleia Extraordinária, a apresentação dos trabalhos realizados em 2020 e 2021 e do projeto de construção do novo prédio, que será sede do Sindicato, substituindo o antigo, na Rua Etelvino Guimarães, 132, no centro.

A Comissão Imobiliária, composta por Víctor Muniz (Presidente), Dayse Dias, Adão Lopes Lélis, Maria de Lourdes Amâncio e José Mateus Nascimento, juntamente com a Assessoria Jurídica, relacionou todas as atividades em preparação para o início das obras, as análises e visitas realizadas, etc.

Em seguida, o Engenheiro Responsável pelas obras das novas instalações, Wesley Mariano Braga, apresentou no telão, o Projeto de construção, com detalhamentos sobre a acessibilidade, distribuição dos cômodos e a modernidade da obra, em cinco pavimentos.

Wesley também ressaltou os trabalhos realizados para a averiguação da estrutura do antigo prédio que, além de não ter sido planejado para funcionar como sindicato (antes, era residência), estava com a estrutura comprometida, com rachaduras e infiltrações, oferecia riscos para os usuários, além de não ter a devida acessibilidade para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção. Sua fala foi ilustrada com fotos do local, exibidas em telão.

Também debatidas e votadas na Assembleia Extraordinária a autorização para venda dos materiais reutilizáveis da antiga sede e a deliberação sobre a atualização de liberação de diretores e suas respectivas gratificações.

No encerramento, o Presidente do Sindicato, Marco Antônio Domingos, agradeceu a participação de todos e ressaltou que, além da prestação de contas, a Assembleia é um momento de reencontro e de reconhecimento ao trabalho dos agricultores familiares que, no dia-a-dia, se dedicam à nobre missão de produzir o alimento servido à mesa dos brasileiros. Ele desejou a todos boas festas e feliz ano novo.

(Thomaz Júnior)

 

Veja Também

mandioca

Preços da mandioca sobem pela 24ª semana consecutiva

Os preços da mandioca seguem em alta em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, subindo ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *