O 16º Concurso de Qualidade do Café da Região das Matas de Minas foi encerrado com sucesso e expressiva participação de cafeicultores, autoridades, parceiros comerciais e representantes de instituições da área de agricultura, na tarde desta sexta-feira, 09/12. Realizada no salão do clube UBA Manhuaçu pela EMATER/MG – Regional Manhuaçu, esta edição do Concurso reuniu participantes de 27 cidades da região, que concorreram em duas categorias: Natural e Cereja Descascado.
Entre os presentes, o Gerente Regional da EMATER, Rômulo Mathozinho de Carvalho; Presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Marco Antônio Domingos (Manhuaçu) e Silvana Damasceno (Luisburgo); Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, Antônio Teodoro Dutra; Secretário M. de Agricultura, Sandro Tavares; Presidente do CMDRS, Águeda Diniz; Diretor Geral do IF Campus Manhuaçu, José Geraldo Soares; Presidente do Conselho de Administração do SICOOB Credilivre, Sebastião de Lourdes, Vice-presidente do Conselho de Administração da CRESOL Minas Gerais, Jerônimo Freitas Navarro; Prefeito de Alto Jequitibá, Daniel Sathler; Presidente da COORPOL, Flânio Alves, e a Vereadora Eleonora do CEM.
O Governador do Estado, Romeu Zema, que mais cedo havia visitado Manhuaçu, enviou mensagem de vídeo gravada parabenizando a EMATER Regional pela realização do concurso e aos agricultores pelo empenho em produzir cafés de qualidade cada vez melhor na região.
No decorrer dos pronunciamentos, as autoridades evidenciaram também o aniversário da EMATER no Estado, que recentemente completou 73 anos de atuação.
NATURAL: CAFEICULTORAS SÃO VITORIOSAS
Pela categoria Natural, as vitoriosas com a primeira, segunda e 5ª colocações foram cafeicultoras de Alto Jequitibá. O ranking das cinco primeiras colocações foi: Patrícia da Roza Emerick (1ª colocada), Viviane Antenor Santos Mattos (2ª colocada), ambas de Alto Jequitibá; Reinaldo Garcia dos Santos (3º lugar/ Luisburgo), Fabiano Henrique Diniz (4º lugar/ Manhuaçu) e Carlizane dos Reis Cordeiro da Silva (5º lugar/ Alto Jequitibá).
CEREJA DESCASCADO: CAFEICULTOR DE MANHUAÇU VENCE
Na categoria CD (Cereja Descascado), o cafeicultor Ercilei José de Oliveira, da Comunidade Palmeirinhas, em Manhuaçu, foi o vitorioso. Em 2º lugar, ficou Andrea Garcia dos Santos, de Luisbugo, e, em 3ª colocação, Charles Lopes de Souza, de Alto Jequitibá.
(Thomaz Júnior)