sexta-feira , 22 novembro 2024
Home / agricultura familiar / Turismo Rural com foco no café especial das Matas de Minas

Turismo Rural com foco no café especial das Matas de Minas

Agente de Turismo em Manhumirim

Os amantes de cafés especiais são o público-alvo da turma que acaba de concluir o programa de Agente de Turismo Rural oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INARES/Sindicatos em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim. Os novos profissionais são dos municípios de Manhumirim, Durandé e Martins Soares e criaram a rota Café, Cultura e Natureza que contempla pontos turísticos nos três territórios.

O lançamento do projeto aconteceu em novembro e contou com a presença de autoridades e parceiros locais e do gerente do Sistema FAEMG, em Viçosa Marcos Reis. Na cerimônia o gerente parabenizou a turma e enfatizou que “o encerramento do programa não marca o fim e sim o início dos trabalhos em prol do turismo rural, que todos estão aptos a exercer com perfeição”. A palestra “Marcas e Branding” ministrada pelo professor Luiz Sérgio Pessoa, mestre em Administração e especialista em Cafeicultura e Agronegócio.

A instrutora Maria das Graças de Almeida Moreira Bernardo acompanhou a capacitação do grupo e destacou o empenho dos participantes na busca por atrativos. “O ponto forte deles são os cafés especiais e estão se organizando para buscar parceiros locais e iniciar a comercialização dos roteiros”.

O cafeicultor Magno Vieira Mendes, de Durandé produz o Magnus Coffee contou que a busca por novos horizontes e oportunidades de geração de renda o levaram a buscar a formação como agente de turismo. Satisfeito com o resultado do curso ele se prepara para receber as pessoas na sua propriedade rural com café e boa a boa prosa mineira. “Já tenho um espaço que chamo de ‘Cantinho do café’ onde recebo os compradores. Quero oferecer aos visitantes um dia no campo para que eles conheçam e acompanhem os processos da produção do café, do cafezal até a xícara”.

Elio Rodrigues de Oliveira é proprietário do espaço Tô de Folga, localizado na zona rural de Manhumirim. Para ele, o que antes seria apenas um espaço de lazer ganhou novo direcionamento depois dos ensinamentos adquirido no curso. “Acredito que Minas Gerais, especialmente a nossa região precisa investir mais no turismo, e quando o Sistema FAEMG e o Sindicato nos ofereceram essa oportunidade de capacitação me interesse imediatamente e foi fantástico. Já estou construindo chalés no meu empreendimento para receber os turistas e todo o grupo está unido para fomentar o turismo na região”.

“A turma superou os desafios de fazer um programa extenso durante a pandemia e esses profissionais já mostraram sua vontade de prosseguir. Agradeço a todos pela confiança. Continuaremos apoiando o grupo em suas ações. Agradeço a parceria da Emater de Manhumirim, do Sicoob Credicaf e das prefeituras de Manhumirim, Martins soares e Durandé nessa empreitada”, salientou Rudson Curcio, vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim e mobilizador.

Veja Também

1PM viatura policia

Furto de moto no Bairro Bela Vista

Militares registraram um furto de motocicleta no bairro Bela Vista, em Manhuaçu, nessa segunda-feira (18). ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *