Nove cafeicultores da região das Matas de Minas avançaram para a etapa final do 18º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés, realizado pela EMATER-MG. Neste seleto rol, além de Manhuaçu (um cafeicultor), os produtores rurais são de Espera Feliz (4), Alto Jequitibá (2), Luisburgo (1) e Araponga (1).
Deste total, quatro são cafeicultoras, ou seja, praticamente a metade, evidenciando o merecido destaque às mulheres do café.
A relação de todos os finalistas do concurso está disponível no site da Emater-MG. Ao todo, são 15 amostras da categoria “Café Natural” e 16 amostras da categoria “Café Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado”. Os nomes dos vencedores da premiação serão relevados em uma live especial, a ser realizada no dia 10 de dezembro, no canal da Emater-MG no Youtube, às 14 horas.
Na etapa final do concurso, que ocorreu no dia 29 de novembro, em uma das lojas da rede Verdemar, em Belo Horizonte, as amostras foram submetidas à análise sensorial, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA), sendo observados atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global. Segundo os jurados do concurso, os grãos concorrentes este ano são de excelente qualidade e devem atingir notas muito altas.
Na solenidade de encerramento do concurso e divulgação dos vencedores da premiação, serão conhecidos os três primeiros colocados de cada região produtora (Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado e Chapada de Minas), em cada categoria e o grande campeão estadual (a maior nota do concurso). Também será destacada a cafeicultora que obtiver a melhor pontuação entre os finalistas.
O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAEPE). Neste ano, o Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais recebeu 1.557 inscrições.
Os nove finalistas da região são:
Manhuaçu: Ercilei José de Oliveira (C. Palmeirinha);
Luisburgo: Reinaldo Garcia dos Santos (C. Fortaleza);
Espera Feliz: Afonso Donizete Abreu de Lacerda, Diogo Ferreira Amorim, Claudiana Medeiros Lacerda e Júlia Maria de Lacerda Gomes;
Alto Jequitibá: Patrícia da Rosa Emerick e Viviane Antenor Santos Mattos;
Araponga: Valdinei Rezende Leles.
(Thomaz Júnior)