O 1º Encontro da Afromineiridade de Manhuaçu e Região foi realizado com sucesso neste domingo, 28/11, pela Câmara de Vereadores e a Escola do Legislativo, com apoio da Administração Municipal.
Com início às 13h, o evento teve a proposta de municipalizar e democratizar o acesso aos bens e serviços da cultura, com base nas diretrizes estabelecidas no Plano Estadual de Cultura, valorizando artistas, trabalhadores e trabalhadoras do setor, estimulando a geração de emprego e renda, com atenção especial à cultura popular e tradicional do Estado.
Houve expressiva participação do público nas dependências do anfiteatro Vereador Camillo Felipe Nacif, durante toda a tarde. Presentes à Mesa Diretora, o Presidente da Câmara, Cléber Benfica, e Vereadores Administrador Rodrigo, Gilson Cesar da Costa e Roberto Natalino Júnior (Juninho Enfermeiro); Presidente interino do Movimento Cultural Negro, Marco Antônio Cabral; Diretor Administrativo da Escola do Legislativo da Câmara, Diego Vilarea; e os palestrantes do evento, Makota Lesyame, Marisa Nzinga e Adriano Maximiano da Silva, além do Secretário M. de Cultura, Silvério Afonso.
Durante o encontro, os palestrantes Adriano Maximiano da Silva e Makota Lesyame Marisa Nzinga falaram sobre a importância de haver maior representatividade negra na sociedade e o empoderamento. Eles relataram fatos históricos que coincidem com a atual estrutura social em que o negro se encontra e a necessidade de maior discussão a esse respeito.
Houve ainda apresentação musical com o grupo de dança afro Pérola Negra, apresentação do Ballet Afro Polydiana Ballet e do grupo de Capoeira Corpo e Ginga. Um dos pontos altos do encontro foi o desfile da coleção Ahosi Negra Chic Ateliê, que encantou o público presente.
O Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, encaminhou vídeo parabenizando a iniciativa.
(Com informações de SECOM Prefeitura de Manhuaçu)