Com agricultura familiar em seu DNA, a CRESOL Minas Gerais lançou livro que registra a exemplar história de lutas e conquistas da Cooperativa, os efeitos positivos do cooperativismo e depoimentos de trabalhadores cooperados que transformaram suas vidas a partir do acesso ao crédito e dos inúmeros benefícios pela instituição, no decorrer destes anos.
Com transmissão ao vivo (live) da sede da cooperativa no Estado do Paraná, plena mobilização e audiência das cooperativas em todo o Brasil, o lançamento do livro intitulado: CRESOL Minas Gerais Tecendo Sonhos, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 25/11. Fundada em 1995, a CRESOL é um sistema de cooperativas de crédito, com soluções financeiras que atendem a todos os públicos.
Em Manhuaçu, a gerência e funcionários da agência situada à Praça Carlos Roberto Castro, próximo ao Palácio de Cultura, acolheram a presença de representantes de segmentos sociais, fundadores da cooperativa da cidade e membros Conselho, com o acompanhamento de delicioso café da manhã, servido na ocasião.
Antes do início da transmissão do evento, a Gerente Geral da Cooperativa de Manhuaçu, Joyce Silvestre, destacou a importância desta publicação que registra toda a trajetória de trabalho da instituição, os benefícios do cooperativismo para a agricultura familiar, as inovações e a expansão da CRESOL, que a cada dia se faz mais presente e mais próxima dos associados, com novas unidades inauguradas e novos serviços prestados à população.
Domingos Sávio Ribeiro e José Valentim, fundadores da cooperativa na cidade, na época, com o nome de Creditag (Cooperativa de Crédito Rural da Agricultura Familiar), participaram da solenidade e parabenizaram à diretoria da CRESOL pela iniciativa da publicação do livro, possibilitando às futuras gerações conhecer esta brilhante história construída com muito trabalho e união junto aos agricultores familiares.
Também presentes, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu, Marco Antônio Domingos; empresário Lúcio de Souza Pacheco. (Ótica Vip); Conselheiros Gilmar Alves e Claudinei, além do Radialista SJ de Moraes, Presidente da Academia Manhuaçuense de Letras.
A live foi conduzida pelo Presidente da Cresol no Brasil, Alzemiro Thomé, diretamente da sede da Cooperativa no Paraná. Simultaneamente, interagindo com esta transmissão, a partir da sede da instituição no Estado, o Presidente do Conselho de Administração da CRESOL Minas Gerais, João Paulo Fonseca, acompanhado da Superintendente Mayara Viana Ribas.
De acordo com os escritores e organizadores da publicação, o conteúdo da obra evidencia, por meio de um compilado de artigos acadêmicos científicos, depoimentos de agricultores associados e parceria com a UFV (Universidade Federal de Viçosa), a atuação da CRESOL e a consolidação do crédito solidário; as transformações decorrentes desde a ECOSOL/ CREDITAG até o momento presente e o sistema de bases sócio-políticos da CRESOL, por seus mecanismos sociais, como a ativa participação dos agricultores, por exemplo. São organizadores do livro: Almiro Alves Júnior, Alair Ferreira de Freitas, Alan Ferreira de Freitas e Wellington Alvim da Cunha.
Em suas considerações, a Gerente Joyce Silvestre, acompanhada da equipe da Cooperativa, agradeceu a presença das lideranças sociais e presenteou aos convidados com exemplares desta importante publicação.