quinta-feira , 21 novembro 2024
Home / cultura / Roda de Conversa marca Dia da Consciência Negra em Manhuaçu

Roda de Conversa marca Dia da Consciência Negra em Manhuaçu

Na data que se lembra a morte de Zumbi dos Palmares, dia 20 de novembro, a Associação do Movimento Cultural Negro de Manhuaçu realizou uma Roda de Conversa. O evento foi promovido na Fundação Cultural Manhuaçuense “Ilza Campos Salles”. O objetivo foi fortalecer a importância do momento histórico e relembrar as lutas étnico-raciais travadas diariamente.

Durante o evento, a professora Maria Inez Santos ministrou palestra sobre educação nas relações étnico-raciais, desconstruindo expressões e frases racistas que ainda hoje são utilizadas. Mestre de capoeira Zoi também esteve com seus alunos e abrilhantou o encontro.

Em seguida, o aluno Saulo Melo e seu fantoche Louro José apresentaram peça, de forma bem descontraída, falando sobre a importância da Consciência Negra. Professora Dorcas levou os presentes a reflexão, de forma mística, sobre sentir as pessoas e as relações. Já o comendador Fabrício dos Santos declamou poema de sua autoria sobre a data.

“Os participantes da Roda de Conversa tiveram oportunidade de falar um pouco sobre os preconceitos e racismo vivenciados desde a infância. É difícil viver numa sociedade que discrimina, impõe padrões e não aceita o diferente”, comentou o presidente interino da associação, Marco Antônio Cabral.

Para a conselheira tutelar, Loren Barreto de Paula, que também participou da Roda de Conversa, o encontro superou as expectativas. “Foi um evento maravilhoso. Muitas contribuições e desconstruções. Um momento de fortalecimento do Movimento Negro de Manhuaçu, que tem trabalhado para voltar suas atividades após o cenário atual que estamos vivenciando”, disse.

(SECOM Prefeitura de Manhuaçu)

 

Consciencia Negra

Veja Também

1PM viatura policia

Furto de moto no Bairro Bela Vista

Militares registraram um furto de motocicleta no bairro Bela Vista, em Manhuaçu, nessa segunda-feira (18). ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *