domingo , 24 novembro 2024
Home / Destaque / 12ª Conferência Municipal de Saúde de Manhuaçu celebra a participação popular

12ª Conferência Municipal de Saúde de Manhuaçu celebra a participação popular

Emoção e participação popular marcaram a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Manhuaçu, realizada neste domingo, 21/11, no Salão da AABB. Com o tema, “30 anos de participação social na saúde em Manhuaçu: Conquistas, limites e possibilidades”, o evento relembrou a trajetória de implantação do SUS Manhuaçu e a construção desse sistema, promovido junto com a comunidade.

Além dos conselheiros eleitos nas unidades de saúde e os atuais conselheiros, participaram os trabalhadores da saúde, prestadores de serviços ao SUS, entidades sociais e autoridades, como a Prefeita Imaculada; Promotor de Justiça, Dr. Reinaldo Pinto Lara; Superintendente Regional de Saúde, Juliano Estanislau; Presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Manhuaçu, Vereador Juninho Enfermeiro, secretários municipais e vereadores.

A trajetória destes 30 anos foi relembrada pela Secretária de Saúde Ana Lígia de Assis Garcia, que ressaltou que o município teve muito mais conquistas do que perdas na saúde, principalmente no quesito da participação da população. “Hoje, estamos concretizando o que começamos no meio do ano, com a escolha da Comissão Organizadora, e, com a realização das conferências locais de saúde nas unidades. Temos a missão de traçar nosso plano de ação para os próximos quatro anos; mas, principalmente, hoje é um dia de alegria porque estamos comemorando trinta anos de controle social. Muitas histórias passam na nossa cabeça, muita emoção no coração em ver grandes amigos e pessoas que fizeram a história do controle social em Manhuaçu”, avaliou.

Ao declarar aberta a conferência, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Rodrigues Garcia, trouxe relatos de quando não havia SUS e ressaltou ser um momento importante para fortalecer o órgão e a importância da sua autonomia. “Temos uma responsabilidade maior ainda, de representar o SUS, através dos nossos conselheiros, contribuindo com a gestão e ter uma parceria entre o usuário e os prestadores de serviço. É uma alegria trabalhar e saber que o resultado vem de maneira satisfatória, mas que sejamos reconhecidos, para que possamos a cada dia melhorar nosso sistema”, ponderou.

Um dos palestrantes e considerado por muitos como o “Pai do SUS Manhuaçu”, o Médico e Ex-secretário de Saúde, Dr. Luiz Carlos Lemos Prata, relembrou o início desta história e diz que viu que o trabalho continua. “Estou muito orgulhoso do que vi hoje, a população presente, o trabalho bem organizado, bem estruturado e com bons resultados. Nós sentimos que o trabalho continua, que a equipe ficou bem formatada, cumprindo o dever e o papel de cidadania que lhes compete, que Deus abençoe nossa Manhuaçu”, desejou.

 

A CONFERÊNCIA

 

A Conferência Municipal de Saúde é o momento que as propostas levantadas pelos usuários, governo, trabalhadores da saúde, prestadores de serviços ao SUS e entidades sociais em diferentes momentos, são selecionadas para construir o Plano Municipal de Saúde, que servirá de base para direcionar os trabalhos da Secretaria de Saúde nos próximos quatro anos.

(Com informações da SECOM Prefeitura de Manhuaçu)

 

Veja Também

mandioca

Preços da mandioca sobem pela 24ª semana consecutiva

Os preços da mandioca seguem em alta em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, subindo ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *