A EMATER-MG divulgou lista dos cafeicultores classificados para a segunda etapa do 18º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Vinte produtores de Manhuaçu se classificaram, além de cafeicultores das cidades vizinhas que também integram a região das Matas de Minas, como Espera Feliz, Alto Jequitibá, Piedade de Caratinga, Divino, Araponga, Manhumirim, Caparaó, Simonésia, Santa Bárbara do Leste, Santa Margarida, Piranga, Lajinha, Luisburgo, Caratinga, Santo Sebastião do Anta, São Domingos das Dores, Imbé de Minas, Ubaporanga e Coimbra.
Pelo município de Manhuaçu, se classificaram os cafeicultores: Célio Miguel da Silva, Davi Luís de Faria Rocha, Fabiano Henrique Diniz, Flaviano da Silva Dutra, Guilherme de Paula da Silva Kelch, José Rogério da Silva, Lucas de Oliveira Costa, Luciano Geraldo Pereira, Marildo Ananias Quintino, Ricardo Silva Schwenck, Sebastião Márcio da Silva, Zélia de Faria, Ceci Maria de Faria, Edilson Alves Dutra, Ercilei José de Oliveira, José Rocha, Julia de Faria, Lucas Ferreira Balbino, Márcia Maria Dornelas Dutra e Nilson José de Barros.
Os produtores selecionados para a próxima etapa do concurso devem entregar lotes com sacas de 60,5 quilos, café tipo 2, peneira 16 com vazamento máximo de 5%, e umidade de 10 a 12%. A coleta das amostras deve, obrigatoriamente, ser acompanhada por um extensionistas da Emater-MG.
Os cafés serão avaliados por uma comissão julgadora, formada por especialistas em cafés especiais. A produção dos cafés participantes também passará por uma avaliação socioambiental. As amostras serão submetidas à análise sensorial, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA). Serão observados atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global.
A solenidade de encerramento da premiação será em dezembro. Nela, serão conhecidos os três primeiros colocados de cada região produtora em cada categoria e o grande campeão estadual (a maior nota do concurso). Também será destacada a cafeicultora que obtiver a melhor pontuação entre os finalistas. Em 2020, os cafés vencedores do concurso foram adquiridos por uma rede de supermercados de Belo Horizonte por valores bem acima da média de mercado.
O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).
(Com informações de Sebastião Avelar / Assessoria de Comunicação Emater-MG)