A primeira Pré-conferência, importante etapa para a 12ª Conferência Municipal de Saúde, foi realizada em Manhuaçu neste último sábado, 23/10, no anfiteatro da Câmara de Vereadores.
No encontro, destinado aos trabalhadores da saúde, prestadores de serviços ao SUS, governo e usuários urbanos, foram escolhidos os representantes destas categorias para compor o Conselho Municipal de Saúde, além de ser demonstrado um diagnóstico do momento atual da saúde para os participantes.
Após a apresentação deste cenário, os prestadores de serviços, governo e trabalhadores da saúde apresentaram propostas para serem discutidas na conferência. Já os usuários apresentaram as suas propostas nas 22 Conferências Locais, que ocorreram entre 20 de setembro a 21 de outubro.
A participação popular foi ressaltada pela Secretária de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia. “Este é um espaço democrático, onde a população tem a oportunidade de participar ativamente do SUS. Sabemos que a Saúde nunca será 100%, porque sempre que subimos um degrau, queremos subir outro, por isso a importância dessa participação. É nela que vamos pensar, propor e construir um SUS melhor a cada dia”.
Neste ano, o Conselho Municipal de Saúde comemora trinta anos, o que é traduzido no lema da 12ª Conferência Municipal de Saúde: “30 anos de participação social na saúde em Manhuaçu: Conquistas, limites e possibilidades”.
2ª Pré-conferência
No próximo sábado será a 2ª Pré- conferência de Saúde, destinada aos usuários do meio rural e às entidades sociais. A sessão será no mesmo local, na Casa Legislativa, a partir de meio-dia.
(Com informações de SECOM Prefeitura de Manhuaçu)