Suinocultores da região devem ter muita atenção com os dejetos de chiqueiros. A grande preocupação de órgãos ambientais é com a contaminação de nascentes e ribeirões. A Polícia Militar do Meio Ambiente tem realizado fiscalização constante, com visitas às propriedades, orientações aos criadores, e, em locais onde são constatadas irregularidades, multas têm sido aplicadas.
Em Manhuaçu, os extensionistas da EMATER têm reiterado estas orientações aos criadores de porcos sobre o manejo correto para a destinação de dejetos.
‘Tivemos relatos de que a Polícia Militar do Meio Ambiente está aplicando multas aos criadores de porcos que lançam dejetos em lençóis freáticos. As fezes possuem parasitas que transmitem doenças e contaminar as águas de córregos e nascentes. É preciso proceder corretamente, e, é importante dizer que a fossa séptica não é indicada para os dejetos de suínos. Alternativa interessante é o biodigestor, que produz gás usado na cozinha, e, com ele, o resíduo orgânico gerado pode ser usado como adubo nas lavouras de café e em outras culturas’, comentou o Extensionista Paulo César de Assis (PC).
Mais informações sobre procedimentos corretos para a criação de porcos podem ser obtidas junto ao Escritório da EMATER em Manhuaçu. O telefone de contato é 33 3331 2752.