sábado , 23 novembro 2024
Home / Cafeicultura / 7º Concurso de Cafés Especiais em Alto Jequitibá

7º Concurso de Cafés Especiais em Alto Jequitibá

Concurso Café Alto Jequitiba 2023

A Administração de Alto Jequitibá premiou os dez melhores cafés do 7º Concurso Municipal de Qualidade de Café, realizado neste final de semana.

Na categoria, café via seca, o grande vencedor foi José Maria Santos, do Sítio Nova Aliança. Já na categoria via úmida (cereja descascado), o ganhador foi Carlos Alberto Monteiro, da Fazenda Harmonia.

O objetivo é incentivar a melhoria da qualidade dos cafés produzidos em Alto Jequitibá, agregando valor ao produto e atendendo à crescente demanda por grãos diferenciados, além de ser um reconhecimento da administração ao trabalho dos produtores rurais locais.

Resultado Oficial:

Cereja Descascado

1º Lugar – Carlos Alberto Monteiro – 91,3

2º Lugar – Gilson Guilherme da Rosa Emerick – 87,8

3º Lugar – Marilda Mafort – 87,7

4º Lugar – Ivanete de Assumpção – 87,5

5º Lugar – Lucas José dos Reis – 87,0

Categoria Café Natural

1º Lugar – José Maria A. dos Santos – 91,5

2º Lugar – Orlando Rodrigues Faria – 89,0

3º Lugar – Darci Osório dos Santos – 88,9

4º Lugar – Rosilene Lopes da Silva – 88,5

5º Lugar – Rita De Cássia da Silva P. Sobrinha 87,9

O concurso foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e teve o apoio da OPAJ (Organização dos Produtores de Alto Jequitibá), Circuito Turístico Pico da Bandeira – Cresol – Sicoob Credisudeste e EMATER-MG.

Categorias

O Concurso de Qualidade tem duas categorias. A primeira é a Café Natural. Neste sistema, o café recém-colhido, após passar por um processo de lavagem, é levado para secar.

A outra categoria é a do Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Nestes tipos de café, após a lavagem, há uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros. Depois, eles passam por um descascador para só depois seguirem para secagem. No caso dos cafés despolpados e desmucilados, há ainda uma fase onde o produto passa por um tanque de fermentação.

Os cafés concorrentes passaram por análises físicas e sensoriais feitas por uma comissão julgadora formada por classificadores e degustadores de café. Foram classificados os cafés que obtiverem o mínimo de 85 pontos, de acordo com as normas da Associação de Cafés Especiais (SCA), entidade internacional de referência do setor.

Carlos Henrique Cruz / fotos: Lidia STTR Alto Jequitibá

Veja Também

mandioca

Preços da mandioca sobem pela 24ª semana consecutiva

Os preços da mandioca seguem em alta em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, subindo ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *