A tradição cultural e a troca de sementes nativas da região marcaram o 3º Encontro Semeando Agroecologia, realizado em Simonésia, na Casa da Agroecologia.
Realizado pela Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas, em parceria com a Articulação Rede Agroecológica do Leste de Minas, o evento reuniu guardiãs e guardiões de saberes populares e conhecimentos tradicionais para trocas de sementes, mudas, informações e muita celebração, com apresentações de grupos da região, como Folias de Reis de Luisburgo e Simonésia, Dança de Caboclo dos Belizários (Simonésia) e ainda roda de viola.
Na abertura, alunos da EFAMA (Escola Família Agrícola Margarida Alves) realizaram apresentação personalizada para a ocasião. Outro destaque foi a participação da índia Mayo Pataxó, que abordou a ancestralidade e representatividade dos povos.
De acordo com Izânia Silva, colaboradora da Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas, a proposta do encontro, em cada edição em que é realizado, é reunir pessoas e grupos que cultivam a agroecologia no Leste de Minas, com o sentido de trocar saberes e sementes, saborear comidas e afetos, confraternizar e valorizar nossa cultura popular.
‘Tivemos aqui, um participante que tem treze tipos diferentes de batatas-doce em sua propriedade. É uma riqueza muito grande. Em relação às apresentações de folia de reis e dança de caboclo, muitas pessoas não conheciam esta tradição, esta cultura. É muito importante conhecer e propagar estas tradições’, ressaltou Izânia.