Realizada em Manhuaçu nesta terça-feira, 30/11, a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O importante evento discutiu questões importantes relacionadas à agricultura familiar, o acesso à boa alimentação, a logística para que os alimentos cheguem a tempo e com qualidade à mesa de quem precisa, além da estruturação das instituições que atuam no setor.
O encontro é realizado pela Prefeitura de Manhuaçu, por meio da ação conjunta entre as Secretarias Municipais do Trabalho e Desenvolvimento Social e de Agricultura, além do Conselho Municipal de Segurança Alimentar.
Com início ao meio-dia, quando houve o credenciamento dos participantes, a Conferência realizada no Anfiteatro Vereador Camillo Felipe Nacif reuniu representantes do setor, que atuam nas cidades vizinhas.
Entre os presentes, os Secretários M. de Agricultura, Sandro Tavares, e de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eleni de Jesus; Vereadores Juninho Enfermeiro e Eleonora do CEM; Diretor Geral do IF Sudeste de Minas/ Campus Manhuaçu, José Geraldo Soares; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu, Marco Antônio Domingos; Assistente Social do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, Adelaide Cristina Cruz Souza, e o Presidente da Associação de Moradores do B. Petrina, David Messias, além de lideranças sociais.
Crianças e adolescentes do PROIN (Projeto Integrar) abrilhantaram o evento com apresentações especiais, e, na abertura, eles executaram o Hino Nacional.
O Regimento Interno da Conferência foi lido e aprovado pelo plenário, e, em seguida, foram ministradas as palestras com o tema ‘Segurança Alimentar e Agroecologia’ e ‘Rede de Alimentos’.
Ainda na programação, os participantes se organizaram em eixos temáticos de discussão, formularam propostas e as votaram para apresentação posterior em conferência regional.
No final da tarde, houve eleição e posse do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Manhuaçu.
(Thomaz Júnior)