sábado , 23 novembro 2024
Home / agricultura familiar / 25 de julho: Dia Internacional da Agricultura Familiar

25 de julho: Dia Internacional da Agricultura Familiar

Banco Alimentos PAA (1)

A Lei que instituiu a agricultura familiar no Brasil (Lei nº 11.326/2006) completa 27 anos, e, nesta terça-feira, 25/07, celebra-se o Dia Internacional do Agricultor Familiar.

O Dia da Agricultura Familiar é celebrado em todo o mundo desde 2014. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para mostrar os desafios enfrentados pelos pequenos agricultores para produzir os alimentos.

Essa atividade econômica, além de fornecer recursos de subsistência a várias famílias no país, é a responsável por colocar na mesa do povo 70% dos alimentos consumidos, segundo a FAO. Conhecida pela diversificação agrícola, as pequenas propriedades, e o trabalho familiar geracional, este modo de produzir alimentos dá exemplo de como é possível conectar produtividade, cuidado dos recursos naturais e renda.

Reconhecidos nos últimos anos, os agricultores familiares tiveram acesso a políticas públicas que garantissem sua manutenção e expansão. Essas políticas, entre elas o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar), foram responsáveis por introduzir importantes incentivos a produção de alimentos saudáveis, e o desenvolvimento dos pequenos municípios brasileiros, embora essas políticas estejam sofrendo retrações no momento.

Além disso, como diz o ditado, “se o campo não planta, a cidade não almoça e nem janta!“, ou seja, a Agricultura Familiar continua apresentando-se como uma alternativa viável de atividade econômica, produção e reprodução de saberes, e modo de vida.

Marco Antônio Domingos, Diretor do Polo Regional FETAEMG Leste do Rio Doce e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu, parabeniza a todos que se dedicam no dia-a-dia, faça sol, faça chuva, a cuidar da terra e levar alimento saudável à mesa dos brasileiros e até mesmo além fronteiras.

Veja Também

mandioca

Preços da mandioca sobem pela 24ª semana consecutiva

Os preços da mandioca seguem em alta em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, subindo ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *