Um minucioso trabalho de inteligência resultou na prisão de indivíduo considerado como um dos chefes de uma das principais organizações criminosas que atuam em Manhuaçu, especialmente no tráfico de drogas e crimes de homicídio. Ele foi localizado em Porto Seguro, na Bahia.
A prisão foi resultado de ação integrada entre a Polícia Militar de Minas Gerais, Ministério Público, Poder Judiciário e Polícia Civil de Minas Gerais, além da Polícia Militar do Rio de Janeiro e a Polícia Militar do Estado da Bahia e a Polícia Rodoviária Federal. O traficante foi encontrado e preso nesta terça, 16/08, na cidade turística do litoral baiano.
O autor é considerado pelos órgãos de segurança como líder de uma organização criminosa, que atua no tráfico de drogas e homicídios em Manhuaçu e região.
Em face da operação “Sexto Mandamento”, em conjunto com o Ministério Público e devidamente autorizada pelo Poder Judiciário, as forças policiais conseguiram efetuar a prisão do líder deste grupo e suspeito de ser o mandante de diversos homicídios na região, movidos em sua grande maioria pela disputa entre organizações criminosas.
Segundo informações de inteligência, o preso está há algum tempo oprimindo a comunidade. A base do líder deste grupo foi estabelecida na comunidade São Francisco de Assis, mas o traficante atuava como uma liderança criminosa que abastecia outros bairros de Manhuaçu, inclusive outros municípios da região. Contudo há algum tempo estava foragido na cidade do Rio de Janeiro.
A ação da madrugada desta terça, 16/08, conseguiu fornecer aos militares da Bahia o veículo e localização do foragido.
O nome da operação é uma referência a um dos dez mandamentos. No caso, Não matarás!
HOMICÍDIOS E TRÁFICO
Segundo a Polícia Militar, estima-se que, desde 2017, ou seja, em cinco anos, aproximadamente quarenta pessoas foram vítimas de tentativas e de homicídios na cidade de Manhuaçu, em decorrência do tráfico de drogas. Na grande maioria, pessoas entre 15 e 29 anos. Jovens também são os suspeitos, réus e condenados pela prática de homicídios e comércio de drogas.
Neste período, diversas operações foram desencadeadas, iniciando com a operação Teto de Vidro, por meio da qual diversos indivíduos foram presos.
Em 2022, por meio da operação denominada “Sexto Mandamento”, as forças policiais, Ministério Público e Poder Judiciário da Comarca desenvolveram diversas ações de inteligência, culminando em dezenove prisões de indivíduos diretamente envolvidos na narcotraficância e homicídios.
A Polícia Civil também apurou vários homicídios e representou pela prisão preventiva dos autores, todos membros dos grupos criminosos rivais.
Destaque para as prisões do “braço direito” do chefe desta organização criminosa, na qual após a Polícia Militar repassar a localização exata dele no estado do Rio de Janeiro, a Polícia Civil daquele estado, o prendeu. Outra prisão importante foi a do sucessor dele, com a consequente apreensão de cem tabletes de maconha e outras ações pontuais e de grande relevância.
As ações têm se demonstrado exitosas. Desde o dia 23/05, não houve mais registro de violência contra a vida, como forma de se estabelecer na traficância de drogas.
A Polícia Militar está ocupando bairros e estabelecendo policiamento de proximidade com a comunidade de bem, além de apoiar o poder público municipal com o Programa Fique Vivo. Enfim, diversas estratégias estão sendo desenvolvidas.
Para as forças de segurança, a prisão desta terça, trata-se de mais um duro golpe nesta organização criminosa e uma importante contribuição na prevenção de crimes violentos em Manhuaçu e região.
(Fonte: Portal Caparaó)