O 11º BPM (Batalhão de Polícia Militar) está completando 59 anos de existência, na mesma data em que Manhuaçu celebra o Padroeiro São Lourenço: 10 de agosto. Com programação especial na cidade, a Sentinela do Caparaó realizará solenidade nesta terça-feira, 09/08, véspera de feriado, às 16h, em alusão à passagem da importante data.
Comandado pelo Tenente-coronel Luciano Correia dos Reis, o 11º BPM foi oficialmente instalado em Manhuaçu no dia 10 de Agosto de 1963, funcionando provisoriamente no prédio do antigo ginásio, na Rua Professor Juventino Nunes, na área central, durante três meses.
Posteriormente, a unidade passou a ter novo endereço, estabelecendo-se no antigo depósito de café que pertencia à Empresa Estrada de Ferro Leopoldina, onde permaneceu até 10 de Janeiro de 1971.
A partir deste período, o Batalhão se transferiu para o local onde se encontra a sede atual, no Bairro São Jorge, às margens da BR-262, passando por completa estruturação. A unidade é subordinada ao comando da 12ª RPM (Região de Polícia Militar), com sede em Ipatinga.
O 11º BPM conta atualmente com quatro Companhias Operacionais: 29ª Cia. PM (sede Manhumirim), 72ª Cia. (Manhuaçu) e 272ª Cia. (sede Abre Campo), sendo estas três com responsabilidade de área, e a 273ª Cia. (Tático Móvel), com responsabilidade de cobrimento em todos os municípios que integram o batalhão.
O Batalhão em Manhuaçu tornou-se conhecido como a “Sentinela do Caparaó” após o bem sucedido trabalho desempenhado na captura dos guerrilheiros que atuaram na Serra do Caparaó, em 1967.
A unidade é composta por mais de 400 profissionais de segurança pública, atuando em 24 municípios da região da Leste de Minas.
No aspecto social, o 11º BPM participa de diversas ações, como campanhas de doação de sangue, arrecadação de agasalhos e alimentos, apoio à formação de jovens com o Instituto Caminhar de guarda-mirim, além de promoção de ações preventivas sobre trânsito, segurança e combate às drogas, entre outras.
(Thomaz Júnior)